Energia Geotérmica

O QUE É ENERGIA GEOTÉRMICA

Energia geotérmica (geo: terra; térmica: calor) é a energia obtida a partir do calor da interior da Terra.

 

O calor da terra existe uma parte por baixo da superfície do planeta, mas  em algumas partes está mais perto da superfície do que outras, o que torna mais fácil a sua utilização.

Aplicações da energia geotérmica

A energia geotérmica tem muitas aplicações práticas, pode servir para aquecer habitações, piscinas, estufas de agricultura e Centrais geotérmicas para a produção de energia elétrica.

 

Devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, existe um interesse renovado neste tipo de energia pouco poluente.

Onde podemos encontrar?

 

A Terra é formada por grandes placas, que nos mantêm isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.

 



Fontes de energia

  • Rocha seca Quente

Quando não existem géiseres, e as condições são favoráveis, é possível "estimular" o aquecimento d'água usando o calor do interior da Terra. Em terreno adequado, são perfurados dois poços vizinhos, distantes 35 metros lateralmente e 360 metros verticalmente, de modo a poderem ambos alcançar uma camada de rocha quente. Num dos poços é injetada água, que aquece em contacto com a rocha quente e é posteriormente expelida pelo outro poço, onde há uma central geotérmica instalada na saída do mesmo.

 

 

 
  • Rocha Húmida quente

 

Também é possível perfurar um poço para que ele alcance uma "caldeira" naturalmente formada - um depósito de água aquecido pelo calor terrestre. A partir daí, a energia elétrica é gerada como em todos os outros casos.

 
  • Vapor seco

 

 

Em casos raríssimos pode ser encontrado o que os cientistas chamam de fonte de "vapor seco", em que a pressão do vapor é suficientemente alta para movimentar as turbinas da central geotérmica com excecional força, sendo assim uma fonte eficiente na geração de eletricidade. São encontradas fontes de vapor seco em Larderello, na Itália e em Cerro Prieto, no México.

Como funciona ?

 

Nos processos geotérmicos existe uma transferência de energia por convecção tornando útil o calor produzido e contido no interior da terra. O aproveitamento também pode ser feito utilizando a tecnologia de injecção de água a partir da superfície em maciços rochosos quentes. A utilização ideal da energia geotérmica é em cascata. Actualmente existe também a utilização de ciclos binários na produção de energia eléctrica e de bombas de calor (BCG) no caso de utilizações directas.

 

Central energética “hot DRY ROCK”

1.INJECÇÃO PERFURANTE COM BOMBA PERFURADORA;

2.SISTEMA DE FRACTURA ESTIMULADA (PROFUNDIDADE      APROXIMADA DE 4,000 A 6,000 M, 200ºC);

3.PRODUÇÃO DA PERFURAÇÃO LONGA (“BOREHOLE”);

4.PERMUTADOR DE CALOR;

5.EDIFÍCIO DA TURBINA;


6.ARREFECIMENTO;

7.RESERVATÓRIO DE CALOR, SUBTERRÂNEO, PARA EXCESSO DE CALOR;

8.OBSERVATÓRIO DA PERFURAÇÃO LONGA (“BOREHOLE”);

9.CARGAS ELÉCTRICAS E CALOR;

 

 

Vantagens

  • Prático

 

Aquecimento

Arrefecimento

Águas Quentes e Sanitárias

 

Aquecimento da Piscina

 
  • Económico

 

Serviço muito barato pois a energia captada é gratuita e o investimento recuperado a curto prazo

 

Por cada 1kW que paga = 3,5 a 6,5 kW consumidos

Não necessita de resistência nem de apoio

 

Renovação de energia garantida

 
  • Simples

 

Não há armazenamento de combustível, não necessita de chaminé, sem regulações complicadas, quase invisível.

 
  • Ecológico

 

Exclui todos os inconvenientes desagradáveis dos combustíveis tradicionais: sem combustão, sem cheiros, sem fumo, sem contaminação …